tailoring4

tailoring4

tailoring3

tailoring3

tailoring2

tailoring2

tailoring5

tailoring5

tailoring1

tailoring1

 
Otimizando a geração de valor
continuous planning, rolling forecast and economics metrics

?

Taylor made, mas com tecnologia, ou...

... digital, com personalização.

Cada uma das  soluções utilizadas nos projetos se vale de:

  • Modelos consagrados;

  • Tecnologia, em sua forma mais ampla;

  • Experiência prática em gestão.

 
Derrubando os Custos
pull down costs

Na busca pela otimização da geração de valor, sobretudo em sua dimensão econômica, as  organizações precisam utilizar o processo de planejamento como o principal mecanismo de auxilio e formalização do processo decisório, mas não para avaliar apenas o que foi realizado em relação ao planejado, mas sim de forma continua e ágil, enfatizando o futuro e não o passado.

 

Em nossos projetos buscamos identificar as oportunidades e promover a inovação pelo alinhamento entre estratégias deliberadas e emergentes. As decisões estratégicas são desdobradas de forma simplificada em ações e transações a fim de serem mensuradas e projetadas em diferentes ciclos temporais. Nos valemos de tecnologias orçamentárias modernas  e do uso de métricas econômicas que facilitam e possibilitam a evidenciação na busca da otimização de desempenho e de  criação de valor para os stakeholders.

A gestão de custos é vital,  mas  é importante saber quais são os custos e despesas devem ser reduzidos, e quais devem até ser aumentados, pois as vezes estamos deixando de gastar por aquilo que o cliente está disposto a pagar.

Para tanto, em nossos projetos, identificamos quais custos e despesas geram valor para os clientes e para os processos críticos. Esses passam a ter abordagens cuidadosas de gerenciamento. Os demais (que não geram valor) passam por um processo de eliminação sistemática e cuidadosa.

Gastar naquilo que gera valor colabora com o crescimento da empresa, com a geração de resultados que são percebidos pelos stackholers e coloca a  empresa no processo do alinhamento estratégico.

Por nossa experiência reduções desse tipo de custos e despesas podem aumentar a margem das organizações de 2% a 6%, dependendo do tipo de negócio e maturidade na gestão.

Valemo-nos da integração e simplificação de técnicas consagradas para a gestão de custos e despesas, tais como: orçamento matricial, base zero, cenários e simulações, entre outras ferramentas.

 

Quem não cresce morre, ou é engolido! Mas muitas organizações deixaram de crescer, ou crescem à taxas tímidas.

É normal que as taxas de crescimento sejam reduzidas com o crescimento da organização, mas, crescer pouco, também pode ser sinal de falta de foco claro. Para a Endeavor, alto crescimento só é considerado acima de 25% ao ano.

Nesse sentido é importante avaliar se o seu modelo de negócio ainda  é adequado. Que dores do seu cliente você está cuidando? que valor e como você entrega? como você se relaciona como ele? Há um ganho econômico entre as fontes de receita e os custos dispendidos? Você está cuidando da sua rede de parceiros? Está focado nas atividades e recursos chaves?

Hoje, mesmo nas economias de escala não é possível existir sem se diferenciar. Diferenciação, em mercados altamente competitivos não significa conseguir um sobrepreço, mas, pode ser a diferença entre ser ou não escolhido por seu cliente entre todos os que oferecem uma solução como a sua.

Implantamos processos dinâmicos de  gestão de crescimento, com abordagens modernas e simplificadas. 

Gestão do Crescimento
life cycle management

As organizações, à medida de sua maturidade, vão se profissionalizando em suas práticas de gestão. Sejam elas geridas por familiares, ou por profissionais de mercado, encontrar o modelo de gestão adequado é parte importante do processo de geração de valor de uma organização

 

Hoje é fato de que não há gorduras que possibilitam a existência de estrutura administrativa pesada e desalinhada com os negócios. Os resultados precisam remunerar os capitais, e não há espaço para rotinas desnecessárias.

Nesse sentido desenvolvemos abordagens de governança simplificadas, por meio da clarificação dos processos críticos de geração de valor para a organização e acionistas, valendo-nos de técnicas de gestão por indicadores mensuráveis e comunicáveis.

 

Essa simplificação de foco,  possibilita o estabelecimento de estruturas profissionais de governança enxutas, ágeis e eficazes, que são adequáveis às  demandas dinâmicas do mercado. 

 
Governança ágil e eficaz
agile management
 
Gestão da Sucessão
inheritance management

Organizações de sucesso e que têm tudo para se perpetuar invariavelmente se deparam com o dilema da sucessão. Chega um momento em que o o fundador precisa deixar o comando da organização, seja por causa da idade, seja por outras demandas de negócios, e ai vem a grande dúvida: como fazer isso?

Encontrar formas de assegurar a continuidade da empresa depois de passar o bastão é um dos grandes desafios das organizações, haja vista que grande parte delas encerram  suas atividades no mesmo ciclo de vida de seus fundadores.

Para tanto, desenvolvemos abordagens de profissionalização de gestão, adequadas à cada tipo de organização, respeitando sua cultura e estágio de cilo de vida.

As soluções vão desde a capacitação do corpo de sucessores, estruturação de conselhos consultivos, de família, e de administração, podendo considerar chegar a processos de venda da empresa ou de fusão com organizações que possam aumentar a geração de valor do negócio com a continuidade da organização.

 
Outras abordagens
what else?

Ao longo de mais de 25 anos realizamos centenas de projetos de transformações da gestão de desempenho econômico-financeira em organizações de diversos portes,  nos segmentos de serviços, comercio, indústria.

Estamos a disposição para avaliar uma abordagem que acelere a transformação da gestão econômico-financeira de sua organização.

Entre em contato conosco!

2020

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon