top of page

BLOG

alguns temas pra pensar

  • Foto do escritorPaschoal

Fique atento com os custos invisíveis!

Nas organizações é comum a preocupação com a identificação e mensuração dos custos. Nesse sentido, a fim de contribuir com o processo de geração da informação, a contabilidade


provê diversos processos, os quais, muitas vezes, são automatizados por meio dos sistemas integrados de gestão empresarial, os ERP. Certamente uma grande quantidade de tipos de custos são identificados e mensurados dessa forma. Entretanto, muitas vezes, as técnicas tradicionais usadas para mensuração são limitadas para a identificação de custos tratados pela literatura como custos ocultos (hidden costs).


Estudos teóricos indicam que os custos ocultos são resultantes da falta de transparência nos sistemas de tradicionais de identificação e mensuração custos. Isto ocorre em função de que estes estariam ocultados entre aqueles normalmente mensurados sob a denominação genérica de custos gerais ou indiretos de fabricação. Dessa forma são considerados como ocultos, aqueles que não são capturados pelo processo de contabilização, mas são importantes para o processo de produção. Em suma, eles surgem em função da insuficiência de precisão e de detalhamento no processo de apuração de custos. Outros pesquisadores tem identificado o surgimento dos custos ocultos como fruto de disfunções, variações de desempenhos, erros, entre outros motivos, em produtos e processos.


Como categorias de custos ocultos, sem esgotar o tema, pode ser consideradas: o custo do absenteísmo; custos dos acidentes de trabalho; custo da rotatividade de pessoal; custo da falta de qualidade; custo associado à manutenção de estoques; custo de armazenagem; custo para desenvolvimento de projetos internos na organização; custo relacionado a um clima organizacional inadequado; custos decorrentes da falta ou do excesso de controles internos; custo da falta de motivação dos colaboradores; custo decorrente da ociosidade de ativos; custo decorrente do uso de sistemas de gestão obsoletos; etc..


Dentro do contexto de competição atual, para que uma empresa possa ser considerada como enxuta é necessário pensar além do que pode ser considerado como trivial. Fique atento.


Mensure e gerencie os custos relevantes com precisão!


Paschoal Tadeu Russo



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page